Mapeamento de ideias

mapa_mental_diagrama_criatividade

Utilize uma folha de papel em branco, na posição horizontal (“deitada”). No centro da folha, anote, em uma palavra, a síntese do problema que você deve resolver. A partir desta palavra, comece a escrever, em qualquer parte do papel, qualquer ideia que você acredite estar relacionada à solução do problema. Não se preocupe com sequência, ordem ou qualquer outra coisa. Apenas anote as idéias. Defina um período de tempo para isso.

Agora, na mesma folha, procure agrupar as palavras com conceitos semelhantes, utilizando figuras geométricas e/ou cores diferentes para simbolizar cada conceito. Depois, desenhe linhas de relações entre os grupos de conceitos, do tipo “este conceito leva a este outro”, “isto é consequência daquilo” etc.

A esta altura, sua folha deve estar uma bagunça. Para limpá-la, pegue outra folha e priorize as relações que você encontrou, passando a limpo o seu mapa. Pronto! Agora você tem uma boa quantidade de abordagens diferentes para resolver seu problema e, provavelmente, várias soluções em estado bruto prontas para serem lapidadas.

Written by 

Graduado em Comunicação Social pelo Centro Universitário de Brasília (1993), Mestre em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (2001) e Especialista em Gestão de Negócios pela Fundação Dom Cabral (2010). Profissional com experiência em instituições de ensino nacionais de grande e pequeno porte, com vivência na Direção Acadêmica e Executiva. Experiência em gestão acadêmica e administrativa nas modalidades Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Superior. Experiência na construção de planos de trabalho e instrumentos jurídicos para a tramitação de processos públicos voltados à execução de projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação. Elaboração e apoio na execução de projetos para órgãos públicos e privados.

Deixe uma resposta