Mapeamento de ideias

Utilize uma folha de papel em branco, na posição horizontal (“deitada”). No centro da folha, anote, em uma palavra, a síntese do problema que você deve resolver. A partir desta palavra, comece a escrever, em qualquer parte do papel, qualquer ideia que você acredite estar relacionada à solução do problema. Não se preocupe com sequência, ordem ou qualquer outra coisa. Apenas anote as idéias. Defina um período de tempo para isso.

Agora, na mesma folha, procure agrupar as palavras com conceitos semelhantes, utilizando figuras geométricas e/ou cores diferentes para simbolizar cada conceito. Depois, desenhe linhas de relações entre os grupos de conceitos, do tipo “este conceito leva a este outro”, “isto é consequência daquilo” etc.

A esta altura, sua folha deve estar uma bagunça. Para limpá-la, pegue outra folha e priorize as relações que você encontrou, passando a limpo o seu mapa. Pronto! Agora você tem uma boa quantidade de abordagens diferentes para resolver seu problema e, provavelmente, várias soluções em estado bruto prontas para serem lapidadas.

Compartilhe:   

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.