Problemas genéricos 1

mongemontanha

Certa manhã, precisamente ao nascer do sol, um monge budista começa a subir uma alta montanha. Uma trilha estreita, que mal chega a um metro de largura, espirala-se em torno da montanha até um templo resplandescente no topo. O monge sobe a velocidades variadas, parando diversas vezes ao longo do caminho para descansar e comer frutas. Chega ao templo um pouco antes do pôr- do-sol. Depois de vários dias de adoração e meditação, inicia a jornada de volta pela mesma trilha, partindo novamente ao nascer do sol e caminhando a velocidades variáveis com muitas pausas ao longo do percurso. Sua velocidade média de descida foi, obviamente, maior do que a de subida.
Prove que existe um ponto ao longo da trilha que o monge ocupará em ambas as viagens exatamente à mesma hora do dia.

Tente identificar qual o tipo de processo de pensamento que utilizou para chegar à solução do problema! Você verbalizou? Utilizou imagens mentais? Matemática? Experimentou diversas estratégias ou simplesmente atacou o problema?

Written by 

Graduado em Comunicação Social pelo Centro Universitário de Brasília (1993), Mestre em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (2001) e Especialista em Gestão de Negócios pela Fundação Dom Cabral (2010). Profissional com experiência em instituições de ensino nacionais de grande e pequeno porte, com vivência na Direção Acadêmica e Executiva. Experiência em gestão acadêmica e administrativa nas modalidades Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Superior. Experiência na construção de planos de trabalho e instrumentos jurídicos para a tramitação de processos públicos voltados à execução de projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação. Elaboração e apoio na execução de projetos para órgãos públicos e privados.

Deixe uma resposta