Ciranda Científica

A turma de Publicidade e Sociedade começou, nas últimas duas aulas (31/Ago e 04/Set), uma experiência de leitura e discussão de textos. A metodologia foi a seguinte:

  1. Escolhi oito artigos relacionados ao tema da disciplina (Publicidade e Sociedade);
  2. A turma se organizou em quatro grupos com quatro alunos por grupo;
  3. Cada grupo escolheu um dos artigos para ler e discutir — ou seja, sobraram quatro artigos para discussão futura;
  4. Após a discussão, cada grupo elaborou três perguntas relacionadas ao artigo e que pudessem contribuir para a compreensão e entendimento do assunto;
  5. Os grupos trocaram os textos / perguntas, ou seja, um grupo tentará responder as perguntas feitas por outro grupo — essa atividade ficou para ser feita fora do horário de aula;
  6. Na aula seguinte (04/Set), cada grupo apresentou o texto trabalhado e as respostas às questões elaboradas pelo grupo original, trazendo a discussão para toda a sala.

O resultado da dinâmica foi muito positivo, com discussões ricas e participação de todos. A experiência continuará na próxima aula (11/Set), já que não deu tempo para todos os grupos trazerem suas discussões!

Os textos trabalhados foram os seguintes:

CARVALHO, C. M.; WEBER, K. P. Estratégias discursivas da publicidade viral: o caso do vídeo “Real Test Ride” da Harley Davidson. Sessões do Imaginário, v. 18, n. 30, p. 28–35, 9 abr. 2014. Disponível em: <revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/famecos/article/view/15331&gt;. Acesso em: 2015-08-30.

KARAM, F. J. C. Alguns apontamentos e um futuro aberto: sociedade da informação e do conhecimento, convergência tecnológica, diversidade midiática e ciberjornalismo. Revista FAMECOS, v. 17, n. 3, 2010. Disponível em: <revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/revistafamecos/article/view/8195&gt;. Acesso em: 2015-08-30.

LIPOVETSKY, G. Sedução, publicidade e pós-modernidade. Revista FAMECOS, v. 1, n. 12, 10 abr. 2008. Disponível em: <revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/revistafamecos/article/view/3062&gt;. Acesso em: 2015-08-30.

LUCAS, L.; HOFF, T. Da ortopedia ao controle do corpo: o discurso da saúde na publicidade. Comunicação, Mídia e Consumo, v. 3, n. 6, 17 jul. 2008. Disponível em: <revistas.univerciencia.org/index.php/comunicacaomidiaeconsumo/article/view/5192&gt;. Acesso em: 2015-08-30.

SABBATINI, M. Do plágio à publicidade disfarçada: brechas da fraude e do antiético na comunicação científica. ComCiência, n. 147, p. 0–0, abr. 2013. Disponível em: <comciencia.scielo.br/scielo.php?script=sci_abstract&pid=S1519-76542013000300009&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt&gt;. Acesso em: 2015-08-30.

TEIXEIRA, J. DE O. “Publicidade-choque”: o uso de imagens fotojornalísticas na campanha United Colors of BenettonIntercom Sul. Anais… In: INTERCOM SUL. Londrina, PR: 2011. Disponível em: <www.intercom.org.br/papers/regionais/sul2011/resumos/R25-1193-1.pdf&gt;. Acesso em: 2015-08-30.

VALENTE, M.; BRANDES, S. Entre o inferno e o paraíso: o papel da publicidade na sociedade de hiperconsumo. Bibliocom, v. 2, n. 3, p. Pág.56–63, 15 fev. 2013. Disponível em: <www.portcom.intercom.org.br/revistas/index.php/bibliocom/article/view/1552&gt;. Acesso em: 2015-08-30.

XIBERRAS, M. Internautas: inteligências coletivas na cibercultura. Revista FAMECOS, v. 17, n. 3, 5 jan. 2011. Disponível em: <revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/revistafamecos/article/view/8193&gt;. Acesso em: 2015-08-30.

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Graduado em Comunicação Social pelo Centro Universitário de Brasília (1993), Mestre em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (2001) e Especialista em Gestão de Negócios pela Fundação Dom Cabral (2010). Profissional com experiência em instituições de ensino nacionais de grande e pequeno porte, com vivência na Direção Acadêmica e Executiva. Experiência em gestão acadêmica e administrativa nas modalidades Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Superior. Experiência na construção de planos de trabalho e instrumentos jurídicos para a tramitação de processos públicos voltados à execução de projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação. Elaboração e apoio na execução de projetos para órgãos públicos e privados.

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