Cultura Empreendedora no Brasil

Fonte: http://info.endeavor.org.br/os-perfis-dos-empreendedores-brasileiros

Quem é esse tal de empreendedor? O que o motiva? Esse sujeito existe no Brasil?

Essas foram algumas das perguntas discutidas na aula de hoje, com o apoio da pesquisa Cultura Empreendedora no Brasil, realizada pela Endeavor. O trabalho buscou traçar o perfil do empreendedor brasileiro segundo o público em geral e os próprios empreendedores. Alguns dos resultados foram surpreendentes:

  • O brasileiro tem uma percepção positiva do empreendedorismo
  • O brasileiro acredita que o empreendedor contribui para o desenvolvimento do país
  • O brasileiro acredita que o governo, por outro lado, faz um trabalho pífio para desenvolver o Brasil.

Um dos pontos importantes trabalhados na aula consistiu na discussão sobre os perfis possíveis do empreendedor e as características essenciais para quem deseja empreender em um negócio próprio. Dentre essas características essenciais, uma em particular foi trabalhada em uma atividade complementar: a auto-confiança.

Uma das premissas fundamentais para que uma pessoa seja auto-confiante é conhecer a si mesmo. Somente com o auto-conhecimento é possível saber as reais capacidades e, dessa forma, compreender as próprias potencialidades e os limites, aprendendo a maximizar os resultados e a superar as limitações. Como ponto de partida para o auto-conhecimento, os alunos fizeram o teste MBTI (Meyers-Briggs Type Indicator), disponibilizado pelo site inspiira.org/.

Atendendo a pedidos, seguem alguns sites que trabalham avaliações desse tipo com algum embasamento científico:

Inspiira (MBTI)

O teste de personalidade MBTI foi desenvolvido durante a segunda guerra mundial usando como base o livro “Tipos psicológicos”, de Carl Jung, escrito em 1921. A metodologia do teste consiste em avaliar preferências individuais em 4 dimensões dicotômicas, com duas preferências opostas em cada dicotomia, proporcionando um total de 16 combinações únicas. O teste MBTI é muito conhecido por sua precisão no resultado, tanto que no Brasil, empresas como Banco do Brasil, Petrobras, Vivo e até faculdades como USP e Senac utilizam o teste.

16Personalities

Teste semelhante ao MBTI, é embasado pelo Nerys Type Explorer. O site apresenta os resultados como analogias a profissões (o Advogado, o Logístico, o Arquiteto, o Inovador etc.) e traz uma breve explicação sobre a fundamentação teórica do modelo.

Ipersonic

Teste de personalidade premiado, desenvolvido pela psicóloga americana Felicitas Heyne, conhecida por escrever o Best-Seller “book-author”. O teste leva apenas 5 minutos e te mostra uma visão geral da sua personalidade, carreira e relacionamentos.

Teste das Cores

O Teste das Cores é um instrumento de avaliação de personalidade que consiste em obter informações sobre a personalidade mediante suas preferências e rejeições à cores.

O Animal em Você

Baseado nos livros “O animal em você” e “Atração animal” por Roy Feinson, o teste foi desenvolvido para ajudá-lo a determinar sua personalidade animal. Há quase cinquenta espécies no banco de dados e cada uma representa um tipo de personalidade em comum. Um teste divertido que leva apenas alguns minutos para ser concluído.

O teste JobCoach é voltado para o lado profissional, permite que você descubra os seus pontos fortes através de uma avaliação de competências. É o único teste que você também pode conhecer a percepção que seus amigos tem sobre você através de uma Avaliação 360˚.

Big5

Teste foi originalmente desenvolvido em 1970 por duas equipes de pesquisas independentes. Eles descobriram que os traços de personalidade dos seres humanos podem ser reduzidos em cinco grande dimensões da personalidade, independente da língua ou cultura. O mais notável nesse teste foi que quando estava sendo desenvolvido, os pesquisadores não buscavam essas cinco dimensões, elas surgiram a partir da análise dos dados. É o teste mais amplamente aceito e utilizado para definir personalidade nos Estados Unidos.

Sistmars

Refere-se ao delineamento da Individualidade. É um método de escolha de adjetivos relacionados as características da pessoa. O SISTMARS tem por objetivo estimular a reflexão do indivíduo quanto ao seu nível de autoconhecimento e trás resultados de; “características da personalidade, Espelho da sua personalidade, Seu estágio atual e Recomendações pessoais”.

Referências

ENDEAVOR BRASIL. Cultura Empreendedora no Brasil. [s.l.] Endeavor, 2014a. Disponível em: <rdstation-static.s3.amazonaws.com/cms%2Ffiles%2F6588%2F1425322567ENDEAVOR-PESQ_PERFIS-RELAT%C3%93RIO_FINAL.pdf&gt;. Acesso em: 18 mar. 2017.
ENDEAVOR BRASIL. Pesquisa Cultura Empreendedora no BrasilEndeavor, 2014b. Disponível em: <endeavor.org.br/cultura-empreendedora-brasil-pesquisa/&gt;. Acesso em: 18 mar. 2017
The Myers & Briggs Foundation – MBTI® Basics. Disponível em: <www.myersbriggs.org/my-mbti-personality-type/mbti-basics/&gt;. Acesso em: 18 mar. 2017.
Tipologia de Myers–Briggs. , 5 dez. 2016. (Nota técnica). Disponível em: <pt.wikipedia.org/w/index.php?title=Tipologia_de_Myers%E2%80%93Briggs&oldid=47397989&gt;. Acesso em: 18 mar. 2017.

Anexos

Written by 

Graduado em Comunicação Social pelo Centro Universitário de Brasília (1993), Mestre em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (2001) e Especialista em Gestão de Negócios pela Fundação Dom Cabral (2010). Profissional com experiência em instituições de ensino nacionais de grande e pequeno porte, com vivência na Direção Acadêmica e Executiva. Experiência em gestão acadêmica e administrativa nas modalidades Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Superior. Experiência na construção de planos de trabalho e instrumentos jurídicos para a tramitação de processos públicos voltados à execução de projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação. Elaboração e apoio na execução de projetos para órgãos públicos e privados.

Deixe uma resposta