Sensibilização para cenários e oportunidades

A terceira aula de Empreendedorismo e Comunicação teve como objetivo trabalhar a sensibilização para cenários e oportunidades de negócios em diversos segmentos.

Para o empreendedor, ser sensível a oportunidades e saber ‘enxergar’ o potencial de um mercado a ser explorado faz toda a diferença. Essa características frequentemente é decisiva entre o sucesso e o fracasso; entre chegar primeiro e garantir uma fatia do mercado e chegar em segundo e ser forçado a correr atrás do líder.

Essa característica não é prerrogativa de gênios ou visionários. Ela pode ser desenvolvida, estimulada e refinada com estudo e experiência. Trata-se de um exercício permanente de aprender a ler as pessoas, suas necessidades, seus desejos, suas rejeições, suas restrições e suas disponibilidades. Com o tempo, o empreendedor aprende a filtrar as informações relevantes e úteis para um negócio, priorizando e categorizando, quase automaticamente, esses e outros aspectos.

Para trabalhar esse ‘olhar’, a aula foi dividida em duas atividades:

  1. Apresentação de vídeos sobre o cenário brasileiro de empreendedorismo:
  2. Aplicação da técnica de Roda de Debates com alguns dos cases lidos. A técnica é um trabalho por grupos com três momentos:
    • leitura de documentos: cada grupo lẽ um ou dois textos sobre o tema trabalhado;
    • cada grupo debate, entre os próprios participantes, os textos lidos;
    • cada grupo elabora de três a cinco perguntas sobre os textos lidos;
    • os grupos trocam os textos entre si e cada grupo tenta responder as perguntas elaborados pelo grupo anterior;
    • cada grupo apresenta as respostas que redigiu para o texto do outro grupo e todos debatem o tema.

Após o debate, foram definidas duas tarefas para os grupos desenvolverem fora do horário das aulas:

  1. Pesquisar um segmento, mercado, nicho ou oportunidade de negócio de interesse do grupo: esse material possivelmente será utilizado na elaboração do trabalho final da disciplina. Essa pesquisa será apresentada à turma na próxima aula.
  2. Elaborar um estudo de caso de uma startup do DF que tenha tido sucesso no lançamento de um produto ou serviço: esse estudo de caso será apresentado na forma de um Seminário, com data preliminar marcada para o dia 02/Jun/2017. Mais informações no próximo post!

Referências

Estudos de caso utilizados na Roda de Debates


Vídeos


Leituras recomendadas


Leituras complementares sugeridas

Written by 

Graduado em Comunicação Social pelo Centro Universitário de Brasília (1993), Mestre em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (2001) e Especialista em Gestão de Negócios pela Fundação Dom Cabral (2010). Profissional com experiência em instituições de ensino nacionais de grande e pequeno porte, com vivência na Direção Acadêmica e Executiva. Experiência em gestão acadêmica e administrativa nas modalidades Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Superior. Experiência na construção de planos de trabalho e instrumentos jurídicos para a tramitação de processos públicos voltados à execução de projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação. Elaboração e apoio na execução de projetos para órgãos públicos e privados.

Deixe uma resposta