Seminário Técnico: estudo de caso

Uma das ferramentas disponíveis para o aprendizado são os seminários. Tecnicamente, um Seminário, do latim seminarĭus, é uma aula ou um encontro didático em que um especialista interage com os assistentes em trabalhos em comum para divulgar conhecimentos ou desenvolver investigações. Nesse caso, os especialistas são os estudantes que pesquisam profundamente um tema específico e trazem o resultado dessa pesquisa para ser discutido pelos colegas.

Na disciplina de Empreendedorismo em Comunicação, os alunos apresentarão um seminário técnico, ou seja, uma investigação técnica sobre determinado assunto — suspense… –: um caso real de uma startup do DF. Seguem as orientações:


Fase 1 – Montagem dos Grupos

Cada grupo deve ter entre 3 e 5 integrantes. Cada grupo deve possuir um nome. Todos os integrantes devem ocupar um cargo, sendo obrigatório que exista um CEO (Chief Executive Officer), que é um nome americanizado para Presidente ou Diretor, um Diretor Financeiro e um Diretor de Inovação. O grupo deverá redigir sua missão institucional, sua visão e seus valores, alinhados ao mercado em que irá atuar.


Fase 2 – Investigação

Cada grupo deverá procurar uma startup nascida no DF. O ideal é que essa startup tenha passado por um processo de incubação, mas não é obrigatório. O grupo deverá conseguir permissão formal (ou seja, por escrito) da startup para divulgar informações sobre sua história, casos, entrevistas, depoimentos etc.

Uma vez que a startup tenha sido identificada e contatada, o grupo deve montar um estudo de caso da história da empresa, incluindo pelo menos:

  • Nome da empresa
  • Ramo de atuação
  • Nome dos fundadores
  • Composição atual dos sócios
  • Quantidade de colaboradores / funcionários no início do funcionamento e atualmente
  • Principal(is) produto(s) desenvolvidos no início e atualmente
  • Faturamento aproximado atual
  • Investimento aproximado para começar a empresa
  • Missão, visão, valores da empresa
  • Depoimento de um ou mais fundadores sobre o início da empresa
  • Principais dificuldades encontradas ao longo da vida da empresa
  • Como superaram os desafios
  • Qual o diferencial da empresa
  • Qual o modelo de negócio da empresa (se possível, qual o BMC, plano de negócios ou modelagem do negócio disponível)

Outras informações que venham a aparecer durante a pesquisa e que o grupo julgue relevante podem ser incluídas.


Fase 3 – Relatório do Estudo de Caso

Cada grupo deverá elaborar um relatório sobre a empresa. Esse relatório deverá ser apresentado na forma de estudo de caso. O relatório deverá ser submetido pela internet, em formulário específico a ser criado em data próxima à apresentação do seminário.


Fase 4 – Apresentação e Debate

Cada grupo deverá apresentar o estudo de caso à turma e promover um debate sobre a empresa. A apresentação poderá usar quaisquer elementos que o grupo julgue conveniente para a melhor compreensão do caso da empresa: vale powerpoint, vídeo, entrevista, jogral… só não vale colocar outra pessoa para falar em nome do grupo.

Se julgarem pertinente, o grupo pode convidar representantes da startup pesquisada, mas esses representantes não poderão participar da apresentação, somente do debate. O material eventualmente utilizado para a apresentação também deverá ser submetido previamente pela internet, no mesmo formulário que o relatório.


Resumo do trabalho

  • O que: Seminário Técnico: estudo de caso de startup do DF
  • Quando:
    • Prazo para entrega do relatório técnico e do material da apresentação: 26/05/2017
    • Apresentação dos Seminários: 02/06/2017
  • Critérios de avaliação:
    • Qualidade das informações levantadas junto à startup
    • Qualidade do texto do estudo de caso (gramática, ortografia etc.)
    • Qualidade do formato de apresentação do relatório (aparência, normas técnicas etc.)
    • Qualidade da apresentação do seminário (clareza, pontualidade, recursos utilizados, conteúdo etc.)
    • Engajamento da audiência no debate (se a apresentação instigou a participação da turma no debate com perguntas, comentários etc.)

Para entregar o estudo de caso (tanto o relatório quanto a apresentação, se for o caso), use este formulário. Se necessário, é possível preenchê-lo duas vezes (caso mandem arquivos em datas diferentes, por exemplo, primeiro o relatório e depois a apresentação).

Para preencher o formulário, tenha em mãos o nome completo dos integrantes do grupo e as definições das funções de cada um.

Selecione o tipo de trabalho que está sendo entregue (Seminário Técnico: Estudo de Caso, Trabalho Final ou Mini-Artigo Científico).

Anexe o(s) arquivo(s) com o trabalho. Você pode incluir mais de um arquivo mantendo a tecla CTRL pressionada ao mesmo tempo em que clica em cada arquivo.

Nome do(a) aluno(a) que atua como Diretor / Presidente / CEO do Grupo
E-mail do(a) aluno(a) que atua como Diretor / Presidente / CEO do Grupo
Nome do(a) aluno(a) que atua como Diretor Financeiro do Grupo
Nome do(a) aluno(a) que atua como Diretor de Inovação do Grupo
Nome e cargo dos demais integrantes do grupo. Use o seguinte formato: Fulano de Tal (cargo) Ciclano de Tel (cargo)
Selecione o trabalho que está sendo entregue
Anexe o(s) arquivo(s). Para enviar mais de um arquivo, mantenha pressionada a tecla CTRL ao mesmo tempo em que clica em cada arquivo na caixa de seleção.

Written by 

Graduado em Comunicação Social pelo Centro Universitário de Brasília (1993), Mestre em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (2001) e Especialista em Gestão de Negócios pela Fundação Dom Cabral (2010). Profissional com experiência em instituições de ensino nacionais de grande e pequeno porte, com vivência na Direção Acadêmica e Executiva. Experiência em gestão acadêmica e administrativa nas modalidades Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Superior. Experiência na construção de planos de trabalho e instrumentos jurídicos para a tramitação de processos públicos voltados à execução de projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação. Elaboração e apoio na execução de projetos para órgãos públicos e privados.

Deixe uma resposta