Aula 4: Mais oportunidade

A ideia da aula de hoje foi trabalhar o reconhecimento de oportunidades para novos negócios e empreendimentos.

Iniciamos os trabalhos discutindo sobre a busca de oportunidades nos setores de interesse da turma. Em seguida, assistimos o vídeo Negócios e Oportunidades em Tempo de Crise, que apresenta algumas abordagens e pontos de atenção sobre o tema. Após uma rápida discussão sobre o vídeo, passamos a um momento mais formal da aula, com apresentação sobre o assunto identificação de oportunidades. A última etapa da aula foi prática, com os grupos (re)trabalhando na identificação de oportunidades para o desenvolvimento de novos negócios de interesse dos alunos.

Discutindo sobre Oportunidades

Há dois grandes desafios em relação a oportunidades de negócios: reconhecê-las e dimensioná-las.

Reconhecer uma oportunidade requer sensibilidade a problemas, empatia, atenção e visão holística. Mais do que um conhecimento técnico, essas características traduzem-se em uma visão de mundo particular, que permita enxergar o que outras pessoas não percebem, e realizar o potencial escondido de cada situação. A dificuldade principal é que essa sensibilidade a problemas alinhada a uma visão de potencial não vem naturalmente para a maioria das pessoas – é fácil identificar problemas, mas é raro ver soluções, especialmente com viés de negócios.

O dimensionamento de uma oportunidade, por sua vez, constitui problema de igual magnitude – ou talvez maior. Para dimensionar o potencial de uma solução de problema é preciso reunir um conjunto de habilidades e competências de diferentes áreas, dentre as quais destacam-se finanças, sociologia, marketing… Isso quando é possível mensurar objetivamente. Há situações em que não há clareza de métricas, ou seja, não existem modelos de medida que se apliquem àquela oportunidade. Novos mercados ou modelos de negócios se enquadram nessa categoria. Também produtos que partam de inovação disruptiva tendem a ser de difícil mensuração. Nesses casos, o empreendedor busca experiências anteriores, realiza pesquisas exploratórias e outros artifícios para ter uma noção da viabilidade da oportunidade. E, em muitos casos, aplica uma boa dose de intuição, adquirida por muita experiência de vida e de negócios.

Materiais de Apoio

Assista:

Leia:

Referências

Written by 

Graduado em Comunicação Social pelo Centro Universitário de Brasília (1993), Mestre em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (2001) e Especialista em Gestão de Negócios pela Fundação Dom Cabral (2010). Profissional com experiência em instituições de ensino nacionais de grande e pequeno porte, com vivência na Direção Acadêmica e Executiva. Experiência em gestão acadêmica e administrativa nas modalidades Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Superior. Experiência na construção de planos de trabalho e instrumentos jurídicos para a tramitação de processos públicos voltados à execução de projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação. Elaboração e apoio na execução de projetos para órgãos públicos e privados.

Deixe uma resposta