Modelo de Negócio

Nessa sexta-feira (07/Abr), não haverá aula presencial. Mas tudo bem. Não falta trabalho e nem material para estudar.

Nosso próximo assunto aborda o conceito de modelo de negócios. Talvez seja um dos aspectos mais importantes para medir o sucesso de um empreendimento – afinal, para saber se alguma coisa deu certo, é preciso saber o que é “certo”. O modelo de negócio ajuda a definir esse “certo”, tratando dos elementos que fazem a roda empreendedora girar. Como tudo na vida, há várias definições para modelo de negócio:

Modelo de negócio é a forma pela qual uma empresa cria valor para todos os seus principais públicos de interesse. Sua utilização ajuda a ver de forma estruturada e unificada os diversos elementos que compõe todas as formas de negócios. (pt.wikipedia.org/wiki/Modelo_de_neg%C3%B3cio)

Outra definição, agora do SEBRAE:

O modelo de negócios é a forma como uma empresa cria, entrega e captura valor. Em outras palavras, é a fórmula que transforma time, produto e gestão em receita, lucros e retorno para os acionistas. (www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/artigos/startup-entenda-o-que-e-modelo-de-negocios,5b3bb2a178c83410VgnVCM1000003b74010aRCRD)

Mais uma:

O Modelo de Negócio (também conhecido como Business Model) é uma ferramenta de estruturação de negócios proposta Alexander Osterwalder em 2008, como resultado da sua tese de doutorado. A ferramenta tem como intuito descrever tudo que é relevante para um negócio em 9 áreas dentro de um quadro (Canvas). (blog.luz.vc/o-que-e/modelo-de-negocio/)

Para entender melhor, convêm ler um pouco sobre o assunto. Seguem algumas leituras leves — depois vamos para as pesadas.

Essas leituras são rápidas e bastante didáticas. Para a atividade desta sexta (07/Abr), leiam esse material e publiquem suas dúvidas nos comentários desse post. Vou tentar respondê-las no final de semana. Na próxima sexta será feriado, portanto não teremos nosso encontro semanal. Mas teremos trabalho! Aguardem!

Written by 

Graduado em Comunicação Social pelo Centro Universitário de Brasília (1993), Mestre em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (2001) e Especialista em Gestão de Negócios pela Fundação Dom Cabral (2010). Profissional com experiência em instituições de ensino nacionais de grande e pequeno porte, com vivência na Direção Acadêmica e Executiva. Experiência em gestão acadêmica e administrativa nas modalidades Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Superior. Experiência na construção de planos de trabalho e instrumentos jurídicos para a tramitação de processos públicos voltados à execução de projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação. Elaboração e apoio na execução de projetos para órgãos públicos e privados.

2 thoughts on “Modelo de Negócio”

  1. Professor, sou assinante da Vogue a alguns anos e, no começo de 2017, a Maria Prata (jornalista que trabalhou muito tempo na moda, já está a algum tempo na Globo News e, diga-se de passagem, é esposa do Bial) estreou uma colina chamada Vogue Business. Se não me engano, sua primeira matéria foi sobre a indústria da maconha, um tema bem polêmico. No mês de Março, o tema foi o mercado de wellness. Tirei foto da matéria, mas só agora vi que aqui no blog não tem como mandar imagens. Qualquer coisa, posso levar as revistas para as aulas.

Deixe uma resposta