Canvas

Quando começaram as aulas, uma aluna perguntou se falaríamos sobre canvas. Sim, falaremos – e é hoje!

Mas… o que é canvas?

Para a arte, o canvas é a tela na qual o artista faz sua arte, ou seja, sua pintura. Para os negócios, a analogia é semelhante. O canvas é uma forma de sintetizar as principais ideias de um modelo de negócio, projeto ou produto, em uma única página. Da mesma forma que uma pintura, o canvas permite visualizar de uma só vez os principais aspectos do empreendimento.

E quais as vantagens dessa abordagem? Para começar, a (aparente) simplicidade. Enquanto um plano de negócios requer uma leitura longa e aprofundada para entender os detalhes do negócio, o canvas permite uma noção mais rápida de “como a coisa funciona”. Isso facilita a disseminação das ideias gerais, objetivos e modelo de negócio ou trabalho entre os colaboradores do projeto, ajudando no alinhamento das ações e minimizando dúvidas. Dessa forma, o canvas é uma ferramenta estratégica para consolidar modelos de negócios e projetos.

Outra vantagem é a visão integradora do empreendimento. Em uma única página, é possível visualizar fatores-chave de sucesso, relações entre setores, fornecedores e clientes, aspectos de atenção e muito mais.

O canvas pode ser usado em diversas situações, dentre as quais:

  • desenvolvimento de ideias de negócios: uma vez que o canvas permite uma visualização rápida, é possível gerar vários canvas com diferentes abordagens para o plano de negócios, de forma individual ou colaborativa (o que é muito mais indicado, diga-se de passagem);
  • discutir modelos com os sócios ou colaboradores: da mesma forma que pode ser usado para desenvolver ideias de negócios, o canvas também pode ser utilizado para discutir e aprimorar modelos de negócios e estratégias com os sócios e colaboradores estratégicos do empreendimento — discuta as ideias importantes e solidifique-as em um canvas para que todos tenham a mesma compreensão e falem a mesma língua (mas cuidado para não compartilhas os segredos do negócio com quem não é de total confiança!);
  • apresentação para investidores: quando é necessário apresentar uma ideia para um investidor, normalmente o tempo é muito curto (se conseguir cinco minutos de atenção de um investidor sério, solte foguetes e aproveite ao máximo!). O canvas, com sua visão sintética, permite mostrar os conceitos e ideias fundamentais do negócio, aumentando as chances de conquistar a atenção daquele que pode ser a chave para alavancar seu negócio. A alternativa é discutir um plano de negócios de 50 páginas ou mais… o que não vai dar muito certo numa primeira reunião.

A essa altura, você, leitor(a), deve estar se perguntando: ok, mas como é esse treco? qual o jeitão desse tal canvas?

Aqui a coisa fica interessante: existem diferentes canvas, cada um com uma aplicação diferente. Vamos a eles!

Business Model Canvas

O Business Model Canvas (BMC, para os iniciados) foi inicialmente proposto por Alexander Osterwalder, baseado no seu trabalho anterior sobre Business Model Ontology.

“Um Modelo de Negócios descreve a lógica de criação, entrega e captura de valor por parte de uma organização”, segundo Osterwalder. O BMC captura os principais itens que compõem o modelo de negócio.

O BMC, assim todo os demais canvas, pode ser impresso numa grande superfície para grupos de pessoas começarem a esboçar e discutir elementos do modelo de negócios com lembretes em Post-it ou marcadores para quadro branco. É uma ferramenta que fomenta o entendimento, a discussão, a criatividade e a análise. Obviamente, também existem opções para se trabalhar no computador, ou você pode criar o seu com muita facilidade.

O BMC trabalha com nove elementos fundamentais (chamados building blocks) de um Modelo de Negócio:

  1. Segmento de Clientes: para quem estamos criando valor?
  2. Propostas de Valor: que valor entregamos a nossos clientes?
  3. Canais: como alcançamos e queremos alcançar nossos clientes?
  4. Relacionamentos com Clientes: que tipo de relacionamento esperamos ter com nossos clientes?
  5. Modelo de Receitas: por qual valor os clientes estão dispostos a pagar?
  6. Principais Recursos: quais os principais recursos que nossa proposta de valor requer?
  7. Principais Atividades: quais as principais atividades requeridas por nossa proposta de valor?
  8. Alianças: quem são nossos principais parceiros?
  9. Estrutura de custos: quais são nossos principais drivers de custo?

Esses elementos ficam distribuídos como na figura a seguir:

Assista o vídeo a seguir para saber mais sobre o BMC:

 Lean Canvas

O Lean Canvas (LC para os íntimos) é uma variação do BMC desenvolvida por Eric Ries, porém voltado para startups. No LC foram trocados 4 blocos em relação ao BMC: Parceiros, Atividades, Recursos e Relacionamento: por Problema, Solução, Indicadores e Barreira de Imitação. O autor sugere que o BMC possa ser utilizado posteriormente à construção do LC. A jeitão dele é esse:

Tem vídeo para o LC também:

Pessoalmente, prefiro o LC em relação ao BMC (especialmente para startups), por ser mais objetivo e focado no problema, que considero ser o ponto de partida para qualquer negócio.

Project Canvas

Como o nome sugere, o Project Canvas (PC) segue os mesmos princípios básicos, porém sua orientação é para o planejamento de projetos. Utilizando os conceitos de gerenciamento de projeto, o PC coloca em uma página as principais deliberações da fase de planejamento. No Brasil, o PC foi desenvolvido pelo Prof. José Finocchio Júnior, e a cara dele é essa:

Innovation Project Canvas

Outro canvas que pode ser interessante é o Innovation Canvas (IPC), usado para planejar a experimentação de projetos de inovação e desenvolvido pela Innoscience. Funciona na estruturação e desdobramento de uma ideia de potencial inovador e apoia o planejamento da experimentação. Veja como ele é:

Innovation Canvas

Se você tem uma ideia, mas ainda não a explorou sob a perspectiva de negócio, talvez o Innovation Canvas (IC) seja uma alternativa que mereça consideração. O IC é uma versão reduzida de um caso de negócio, apresentando dimensões relacionadas às fontes de insights que geraram a ideia, a própria ideia e suas características e uma visão de mercado. O IC tem essa aparência:


Muito bem, prezado(a) leitor(a)! Agora você tem uma pequena amostra de possíveis canvas para estruturar sua ideia, estratégia, projeto ou negócio. Qual usar? Depende do objetivo e da sua intenção em se familiarizar com as opções. Cada uma possui uma característica interessante e potencialmente útil. O importante, no entanto, é compreender os canvas pelo que eles realmente são: ferramentas que podem ajudar a consolidar uma visão (de natureza abstrata) em um negócio (de natureza concreta). Vamos em frente?

Referências

  • CARVALHO, R. Qual a diferença entre o Business Model Canvas e o Lean Canvas?Bizstart, 14 dez. 2012. Disponível em: <http://bizstart.com.br/qual-a-diferenca-entre-o-business-model-canvas-e-o-lean-canvas/>. Acesso em: 5 maio. 2017
  • ENDEAVOR BRASIL. O Business Model Generation | Endeavor BrasilEndeavor, 30 out. 2012. Disponível em: <https://endeavor.org.br/o-business-model-generation/>. Acesso em: 5 maio. 2017
  • GARRIDO, M. Business Model Canvas, a ferramenta que todo empreendedor deveria conhecer. Disponível em: <http://mairagarrido.com/business-model-canvas-ferramenta-empreendedor-deveria-conhecer/>. Acesso em: 5 maio. 2017.
  • GHISI, J. Business Model Canvas x Plano de NegóciosCatarinas Design de Interação, 27 jul. 2016. Disponível em: <http://catarinasdesign.com.br/business-model-canvas-um-atalho-antes-do-seu-plano-de-negocio/>. Acesso em: 5 maio. 2017
  • SCHERER, F. 15 Canvas para fazer a inovação decolar | EXAME.com – Negócios, economia, tecnologia e carreira. Disponível em: <http://exame.abril.com.br/blog/inovacao-na-pratica/15-canvas-para-fazer-a-inovacao-decolar/>. Acesso em: 5 maio. 2017.
  • VENDA DE SOFTWARE. Canvas do Modelo de Negócio – Business Model Canvas – Legendado, [s.d.]. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=UNHCAYx7_YY>. Acesso em: 5 maio. 2017
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