Finanças

Como diria o proverbial mineiro, é hoje que a porca torce o rabo!

Você que achou que poderia se enveredar pelo empreendedorismo e escapar da matemática, sinto muito. Não tem jeito. É absolutamente, impreterivelmente, fundamentalmente essencial que o empreendedor domine suas finanças. E, para isso, tem que fazer conta.

Claro, há várias ferramentas que podem ajudar. É possível encontrar modelos de planilhas para todos os tipos de necessidades pela internet, além de aplicativos sofisticados para a gestão financeira de empresas de todos os portes. Mas não basta ter ferramentas apropriadas. O importante para o empreendedor é saber utilizá-las e, principalmente, entender os números que são gerados.

Desde os conceitos mais básicos, como investimento, despesa e receita, até indicadores complexos, como ROI, TIR, TR, VPL, EBTIDA e outras sopas de letrinhas, tudo isso faz parte da rotina do empreendedor sério.

Para entender um pouco sobre isso, leia a bibliografia no final desse artigo, assista a apresentação a seguir e… sinto muito informar: pratique, aplique, tire dúvidas e se aprofunde. Conhecer esse mundo financeiro pode não ser pra qualquer um, mas tem que fazer parte da rotina de quem deseja ter um negócio sério.

Para ajudar, criei uma planilha financeira para novos negócios que pode dar uma base razoável e está anexada a este post.

Referências:

Anexos

Written by 

Graduado em Comunicação Social pelo Centro Universitário de Brasília (1993), Mestre em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (2001) e Especialista em Gestão de Negócios pela Fundação Dom Cabral (2010). Profissional com experiência em instituições de ensino nacionais de grande e pequeno porte, com vivência na Direção Acadêmica e Executiva. Experiência em gestão acadêmica e administrativa nas modalidades Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Superior. Experiência na construção de planos de trabalho e instrumentos jurídicos para a tramitação de processos públicos voltados à execução de projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação. Elaboração e apoio na execução de projetos para órgãos públicos e privados.

One thought on “Finanças”

Deixe uma resposta