Mini-Artigo Científico e Avaliação da disciplina

Alguns alunos perderam um dos trabalhos e questionaram o que poderiam fazer para se recuperar.

Na última sexta-feira, em acordo com toda a turma, ficou estabelecido um novo critério de avaliação e um novo trabalho. A regra é a seguinte:

  • A menção final será formada pela média simples de duas notas, com peso de 90%, e uma autoavaliação, com peso de 10%.
  • Haverá três notas possíveis na disciplina, das quais serão aproveitadas as duas melhores:
    • Seminário Técnico: estudo de caso
    • Trabalho Final: plano de negócios
    • Mini-Artigo Científico (orientações sobre isso no decorrer deste post)
  • Todos os alunos poderão fazer os três trabalhos, sendo que as duas melhores notas serão aproveitadas para o cálculo de 90% da nota da disciplina.
  • Quem perdeu qualquer um dos trabalhos não fica prejudicado, já que tem duas outras oportunidades para compor a nota sem qualquer prejuízo.

Mini-Artigo Científico

Na verdade, só é mini porque temos pouco tempo para fazer um artigo científico “vitaminado”. Portanto, mini. Seguem as orientações:

  • Tema: o artigo pode abordar qualquer tema relacionado ao empreendedorismo, de preferência com viés para a área de comunicação. Alguns exemplos:
    • perfil do empreendedor (de comunicação) do DF
    • comportamento dos alunos de comunicação em relação à inovação em novos negócios
    • tendências de mercado em startups
    • etc.
  • Tamanho do artigo: no mínimo 5 (cinco) páginas, fora as referências bibliográficas. Sim, são 5 páginas de conteúdo.
  • O artigo é individual, sozinho, solo, não pode ser em grupo! Mas, obviamente, vale trocar ideias com os colegas.
  • Formatação: normas da ABNT para artigos científicos, em particular a ABNT NBR 6022:2003 (Informação e documentação – Artigo em publicação periódica científica impressa – Apresentação)
  • Plágio: se eu pegar, nem termino de ler!
  • Entrega: prazo máximo: 30/06/2017, pelo formulário eletrônico a seguir.
  • Dúvidas: estarei à disposição durante as aulas ou por e-mail (bruno.souza@cpai.unb.br).

Sucesso a todos!


Para preencher o formulário, tenha em mãos o nome completo dos integrantes do grupo e as definições das funções de cada um.

Selecione o tipo de trabalho que está sendo entregue (Seminário Técnico: Estudo de Caso, Trabalho Final ou Mini-Artigo Científico).

Anexe o(s) arquivo(s) com o trabalho. Você pode incluir mais de um arquivo mantendo a tecla CTRL pressionada ao mesmo tempo em que clica em cada arquivo.

Nome do(a) aluno(a) que atua como Diretor / Presidente / CEO do Grupo
E-mail do(a) aluno(a) que atua como Diretor / Presidente / CEO do Grupo
Nome do(a) aluno(a) que atua como Diretor Financeiro do Grupo
Nome do(a) aluno(a) que atua como Diretor de Inovação do Grupo
Nome e cargo dos demais integrantes do grupo. Use o seguinte formato: Fulano de Tal (cargo) Ciclano de Tel (cargo)
Selecione o trabalho que está sendo entregue
Anexe o(s) arquivo(s). Para enviar mais de um arquivo, mantenha pressionada a tecla CTRL ao mesmo tempo em que clica em cada arquivo na caixa de seleção.

Written by 

Graduado em Comunicação Social pelo Centro Universitário de Brasília (1993), Mestre em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (2001) e Especialista em Gestão de Negócios pela Fundação Dom Cabral (2010). Profissional com experiência em instituições de ensino nacionais de grande e pequeno porte, com vivência na Direção Acadêmica e Executiva. Experiência em gestão acadêmica e administrativa nas modalidades Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Superior. Experiência na construção de planos de trabalho e instrumentos jurídicos para a tramitação de processos públicos voltados à execução de projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação. Elaboração e apoio na execução de projetos para órgãos públicos e privados.

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