Realidade & fantasia

Imagine um peixinho dourado à sua frente. Faça o peixe nadar em círculos. / Faça o peixe nadar até sua boca. / Respire profundamente e faça o peixe descer até os seus pulmões, dentro do seu peito. / Faça o peixe nadar um pouco lá dentro. / Expire e faça o peixe voltar para o quarto.

Agora respire um monte de peixinhos dourados. / Faça-os nadar um pouco dentro do seu peito. / Expire-os novamente. / Vamos ver que tipo de coisas você pode respirar e expirar. / Respire um monte de pétalas de rosa. / Expire-as. / Respire um bocado d’água. / Faça-a gorgolejar dentro do seu peito. / Expire-a. / Respire um punhado de folhas secas. / Faça-as rodopiarem dentro de seu peito. / Expire-as. / Respire um monte de pingos de chuva. / Faça-os rufar dentro do seu peito. / Expire-os. / Respire um punhado de areia. / Faça-a rodopiar em seu peito. / Expire-a novamente. / Respire um monte de bombinhas. / Faça-as estalar dentro do seu peito. / Expire a fumaça e os pedacinhos que tiverem sobrado. / Respire um monte de leõezinhos. / Faça-os rugir dentro do seu peito. / Expire-os.

Respire um pouco de fogo. / Faça-o queimar e estalar dentro de seu peito. / Expire-o. / Respire alguns tocos de lenha. / Acenda-os dentro do seu peito. / Faça-os crepitar à medida em que se inflamam. / Expire a fumaça e as cinzas. / Imagine uma árvore grande à sua frente. / Expire fogo na árvore e a incendeie. / Imagine um velho castelo à sua frente. / Expire fogo no castelo e faça-o ruir. / Imagine um oceano à sua frente. / Expire fogo no oceano e deixe-o seco. / O que você gostaria de respirar agora? / Tudo bem. / E agora o quê? / Tudo bem. / O que você gostaria de incendiar expirando fogo? / Tudo bem.

Seja um peixe. / Esteja no oceano. / Respire a água do oceano. / Respeite e respire. / Como se sentiu? / Seja um camelo. / Esteja no deserto. / Respire o vento quente do deserto, respire e expire. / Como se sentiu? / Seja uma velha locomotiva a vapor. / Expire fumaça por toda parte. / Como se sentiu? / Seja uma pedra. / Não respire. / Como se sentiu? / Seja um menino(a). / Respire o ar desta sala, respire e expire. Como você se sente?

A pessoa criativa precisa ser capaz de fantasiar livre e vividamente. Mas também deve ser capaz de distinguir a realidade da fantasia. Se você passou por este exercício sem nenhuma sensação de desconforto físico, você terá dificuldades em distinguir a realidade da fantasia.

Compartilhe:   

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.