Storytelling é uma das técnicas mais antigas de transmissão de conhecimento entre as gerações. Por meio dela nos comunicamos e nos expressamos, por meio dela explicamos situações complexas e criamos entretenimento ao longo dos séculos.
Mas afinal, o que é Storytelling?
É uma expressão da língua inglesa que, de forma simplificada, significa “contar histórias”. Uma boa história pode criar conexões, encantar e até inspirar. Com tantas marcas no mercado disputando a atenção do consumidor, ficou cada vez mais difícil se posicionar. Pensando nisso, o mercado publicitário tem inovado ao utilizar a técnica milenar de contar histórias. Nos últimos anos, cada vez mais empresas têm investido em anúncios que vão além de apenas apresentar o produto, e nos apresentam narrativas curtas, porém complexas e emocionantes. Como publicitários, já não vendemos mais apenas produtos e serviços, proporcionamos experiências. E são essas experiências que vão gerar conexões com os consumidores.
Um dos exemplos são as duas campanhas do chiclete americano Extra, que a dois anos lançou o filme “Origami” e este ano lançou o filme “A História de Sarah e Juan”. Confira: