A redes sociais existem há mais de um século, vista como um conjunto complexo de relações entre atores, buscando ligações e trocas entres os nós de maneira autônoma e própria. No inicio do século XXI as redes sociais surgiram na internet, mantendo os mesmos conceitos sociológicos e sendo impulsionado pelo advento da web 2.0, que transformou a internet em um ambiente muito mais colaborativo. Não demorou muito para a popularização das redes sociais, que já fazem parte ativa das vidas das pessoas, a maneira como se o mundo se comunica e como as informações são democratizadas. Produzir conteúdo relevante para um publico que também é criador agora passa a ser um desafio maior, a democratização da informação bota todo o poder nas mãos do publico, agora ele é que escolhe o que e quando quer consumir conteúdo. Tendo como objeto de estudo a fanpage das Havaianas no Facebook, o artigo de Fabio Silva e Adelino Silva busca identificar algumas formas de comunicação e interação da marca com publico com uso dessa ferramenta.
Alem de alcançar o ponto mais alto das redes sócias e possuir números avassaladores, o Facebook se mostrou como um ferramenta altamente importante para os negócios, trazendo uma proximidade das marcas com seu publico, proporcionando a liberdade para eles expressem suas opiniões e criticas, alem da fácil capacidade de pulverização de conteúdo. Grandes cases de publicidade no Facebook tem sido observado ao longo do tempo, até como os notáveis cases do Burger King da Noruega que diminuiu o drasticamente o numero de inscritos sem sua fanpage de 38 para 8 mil usuários, porem conseguiram aumentar o engajamento em mais de 5 vezes, ou até mesmo o sarcástico case do Whopper Sacrifice, que lhes rendeu um leão de ouro, no Festival Internacional de Criatividade de Cannes.
Mas o fato colocado muito bem pelos autores do artigo é a não existência de uma formula pronta que auxilie a interação entre marca e publico. Pensando em identificar possíveis formas de relação que Fábio S. e Adelino S. criaram o artigo “Todo mundo usa”: Facebook como ferramenta de comunicação e entretenimento, com base na fanpage da marca Havaianas no Facebook eles mostraram algumas interações a serem observadas como modelos, eles analisaram as acoes realizadas no ano de 2013, mas neste post fomos alem e buscamos outras ações efetivas da marca.
Tendo como o objetivo ser um ponto de contato entre a marca e seus consumidores, a página da Havaianas no Facebook promove seus produtos e sua historia de forma inusitada e bem humorada, fortalecendo a relação com um publico mais jovem que não era tão efetiva com a publicidade offline. A marca disponibiliza com o uso da timeline uma serie de posts informativos sobre a sua historia, mostrando pontos importantes como a origem brasileira da marca e criando também uma relação com o publico que viu essa historia acontecendo.
Outro aspecto muito fundamental nesse ambiente é a interação com o usuário, a marca procura sempre manter uma relação próxima com seu publico, seja por meio de concursos culturais, o que alem disso atrai novos clientes, bem como também criando campanhas onde a voz do cliente é importante, é uma comunicação com gastos menores porem muito agregador no aspecto de engajamento do seu publico alvo. Um campanha muito efetiva foi a Amigo Secreto Havaianas, onde a Havainas criou um App no Facebook para organizar o grupo do Amigo Secreto, sortear e claro, escolher qual dos 80 modelos de Havaianas presentes no App você preferiria ganhar. Outras postagens mais simples porem muito fortes são baseadas em mostrar a relação do publico com a marca, isso garantiu a fanpage a ideia um lugar onde os “amantes” da marca podem demostrar todo seu sentimento com ela.
Em 2013 a marca produziu um concurso cultural muito efetivo e com o uso das mídias sociais, o case Havainas Mulheres Barbadas trouxe um enorme interação com publico que participou ativamente na criação de novos produtos com a sugestão de ideias a serem desenhadas, bem como mostrou a força das ferramentas de mídias sociais com uso do Facebook e streaming do evento onde os artistas desenharam as sugestões vencedoras.
Mas o que mostra mais a atenção da marca em trabalhar com Facebook é a criação de conteúdos adaptados a comunicação da internet, como visto na campanha “Todo mundo usa” em que a marca criou uma serie de memes usando com bastante humor o slogan da marca.
Mostrando muita criatividade, a Havaianas lançou uma campanha criada pela Cyrk, com vídeos interativos disparam diversas dicas sobre “o que fazer no fim de semana?”, como se fosse um diálogo entre dois amigos pelo celular. A cada clique de “pause”, uma nova dica é oferecida ao usuário.
Confira o video:
O artigo mostrou de maneira concisa a força do Facebook como uma para buscar uma interação mais próxima entre marca e cliente, bem como se mostrou perspicaz em identificar formas desta interação.