Demorou, mas finalmente saíram as menções finais das disciplinas Introdução à Publicidade e Propaganda, Redação Publicitária e Publicidade e Sociedade.
Antes de saciar a curiosidade de todos, agradeço a oportunidade de conhecê-los e participar, minimamente que seja, da formação de cada um de vocês. Aprendi bastante com nossas conversas, debates e trabalhos – e espero ter sido capaz de deixar algo de útil para as suas vidas profissionais.
E agora… sem mais demora… clique no link para abrir o arquivo e descobrir a sua menção!
Entendendo os critérios de avaliação
Introdução à Publicidade e Propaganda
Foram levadas em consideração a frequência às aulas e três trabalhos:
- Frequência: quem teve 100% de frequência teve 1,0 ponto somado à nota final; quem teve entre 75% e 99,9% teve 0,5 ponto somado à nota final;
- Texto sobre Meios de Comunicação (somou 1,0 ponto na nota final de quem fez);
- Seminários de Introdução à Publicidade e Propaganda (até 5,0 pontos), avaliado em relação a: apresentação em sala (25% da nota); qualidade do texto (25%); desenvolvimento (25%); e respostas às perguntas feitas pelo outro grupo (25%);
- Visita técnica a empresa de publicidade (até 5,0 pontos), avaliado em relação a: apresentação em sala (50%); e relatório escrito (50%).
Redação Publicitária
Foram levadas em consideração a frequência às aulas e o portfólio final:
- Frequência: quem teve 100% de frequência teve 1,0 ponto somado à nota final; quem teve entre 75% e 99,9% teve 0,5 ponto somado à nota final;
- Portfólio (10,0 pontos): avaliado em relação a: apresentação (qualidade gráfica, cuidado, capricho na montagem) (20%); quantidade de peças no portfólio (entre 5 e 7 peças/campanhas) (20%); criatividade (nas peças, de forma geral, e na elaboração do próprio portfólio) (20%); qualidade dos textos (incluindo correção gramatical, pontuação, capricho etc.) (20%); e qualidade das peças (de forma geral, se as peças convencem o público ou não) (20%).
Publicidade e Sociedade
Foram levadas em consideração a frequência às aulas, a participação efetiva nos debates em sala, o julgamento e o artigo final:
- Frequência: quem teve 100% de frequência teve 1,0 ponto somado à nota final; quem teve entre 75% e 99,9% teve 0,5 ponto somado à nota final;
- Participação efetiva: avaliação subjetiva do professor, somando até 1,0 ponto à nota final (na prática: quem participou dos debates, trazendo assuntos, puxando pontos de discussão, questionando o que é apresentado);
- Julgamento (até 2,5 pontos – 1/4 da nota final): avaliado em relação a: capacidade de argumentação e retórica do grupo na apresentação (acusação / defesa / juri) (50%); e coesão nos argumentos (capacidade dos argumentos convencerem, explicitadas no texto apresentado — novamente, acusação, defesa e juri) (50%);
- Artigo final (até 7,5 pontos – 3/4 da nota final): avaliado em relação a: uso adequado da metodologia científica e das normas da ABNT (25%); aderência do tema do artigo em relação à disciplina (25%); relevância do tema para a publicidade e/ou a sociedade (25%); e qualidade do texto do artigo (25%).
Observação: alguns alunos não entregaram os trabalhos. Nesses casos, ficou difícil avaliar… Se você está nessa situação, procure a secretaria da FAC para fazer o pedido de revisão.