Blog
Um blog sobre vários assuntos – de pensamentos sobre criatividade a tendências sobre inovação; de referências para aulas a tendências de mercado; de literatura a devaneios.
Problematização 2: o retorno
A turma de Publicidade e Sociedade começou uma segunda rodada de discussões sobre diversos temas ao trabalhar mais alguns artigos para problematização. A dinâmica da
Criatividade editorial: algumas abordagens para o texto publicitário
Roberto Menna Barreto escreveu um dos melhores livros sobre criação publicitária que conheço. E isso há mais de 30 anos. Na aula de Redação Publicitária
Meios de comunicação
Nos estudos sobre introdução à publicidade e propaganda, já passamos pelos fundamentos de marketing e pelo composto mercadológico (os famosos 4 Ps). Percebemos que a
Em busca do problema… início da pesquisa para o artigo científico
A aula de Publicidade e Sociedade da última sexta-feira (18/Set) foi dedicada à exploração do problema de pesquisa. Alguns alunos puderam fazer a apresentação dos
Bate-papo sobre texto publicitário
A aula de Redação Publicitária de hoje (16/Set) foi mais descontraída. Fizemos um bate-papo sobre o texto publicitário. Falamos (de novo) sobre conceito e argumento
Fundamentos de Marketing 2 – Marketing Mix
Trabalhar profissionalmente em algumas áreas, como administração ou publicidade, sem conhecer o Mix de Marketing é absolutamente inconcebível. Os famosos Quatro Ps – Produto, Preço,
Problema de pesquisa e pergunta de partida
Como começar uma pesquisa científica? O que é relevante na hora de decidir o que pesquisar? Quais os aspectos podem ser trabalhados? Esses questionamentos fazem
Ciranda Científica
A turma de Publicidade e Sociedade começou, nas últimas duas aulas (31/Ago e 04/Set), uma experiência de leitura e discussão de textos. A metodologia foi
Fundamentos de Marketing
Discutimos alguns dos fundamentos de marketing na aula de Introdução à Publicidade e Propagada da semana passada (31/Ago a 4/Set). As ideias principais estão disponíveis aqui: Apresentação –