Um blog sobre vários assuntos – de pensamentos sobre criatividade a tendências sobre inovação; de referências para aulas a tendências de mercado; de literatura a devaneios.

Cronograma, Concorrência, Rapidinhas e avaliação da disciplina
Alterado o cronograma das aulas de Redação Publicitária. As novas datas já estão atualizadas neste post. Outra novidade: ajustados os grupos / agências para a

A arte de contar histórias
Storytelling é uma das técnicas mais antigas de transmissão de conhecimento entre as gerações. Por meio dela nos comunicamos e nos expressamos, por meio dela

Propaganda eleitoral no banco dos réus
O modelo atual das campanhas publicitárias eleitorais é válido? Os recursos e ferramentas utilizados na publicidade comercial devem ser usados nas eleições? Candidados devem ser

Oficina de briefing / criação / ciranda / tudo-em-um científica
Uma experiência diferente para os alunos de Redação Publicitária. A dinâmica da aula desta quarta-feira (30/Set) trabalha vários aspectos da atividade publicitária, especialmente: a capacidade

A cerveja, a mulher e o machismo nosso de cada dia
Nos últimos anos temos ouvido falar cada vez das injustiças resultantes do machismo e da necessidade de se rever como as mulheres são tratadas e

Seminários de Introdução à Publicidade e Propaganda
As turmas de Introdução à Publicidade e Propaganda apresentarão seminários baseados em um conjunto de artigos como parte da avaliação da disciplina. O desenvolvimento dos seminários segue

Problematização 2: o retorno
A turma de Publicidade e Sociedade começou uma segunda rodada de discussões sobre diversos temas ao trabalhar mais alguns artigos para problematização. A dinâmica da

Criatividade editorial: algumas abordagens para o texto publicitário
Roberto Menna Barreto escreveu um dos melhores livros sobre criação publicitária que conheço. E isso há mais de 30 anos. Na aula de Redação Publicitária

Meios de comunicação
Nos estudos sobre introdução à publicidade e propaganda, já passamos pelos fundamentos de marketing e pelo composto mercadológico (os famosos 4 Ps). Percebemos que a