As turmas de Introdução à Publicidade e Propaganda apresentarão seminários baseados em um conjunto de artigos como parte da avaliação da disciplina.
O desenvolvimento dos seminários segue as seguintes etapas:
- Cada grupo escolhe um dos artigos disponibilizados pelo professor (lista no final do post);
- Em sala, o grupo faz a leitura e discussão do artigo escolhido;
- Ainda em sala, o grupo elabora pelo menos três questões sobre o tema do artigo (observação: as questões devem ser elaboradas para gerar discussão e aprofundar o tema, não podem ser questões que a resposta seja simplesmente copiar um pedaço do texto do artigo);
- Os grupos trocam os textos para que outro grupo responda as perguntas elaboradas;
- Fora do horário de aula, os grupos devem ler o novo artigo e responder as perguntas feitas pelo outro grupo;
- Finalmente, o grupo que respondeu deve preparar um trabalho escrito e uma apresentação de até 20 minutos. O trabalho deve ser entregue ao professor e a apresentação será feita em sala, conforme o calendário a seguir.
Orientações gerais:
Seminários:
- As apresentações devem responder as perguntas elaboradas pelo outro grupo e, ao mesmo tempo serem interessantes.
- Sejam criativos!
- Não deixem o restante da turma dormindo!
Trabalho escrito:
- Não há quantidade mínima ou máxima de páginas – escrevam o que for necessário para deixar clara a mensagem que vocês querem passar.
- O trabalho não precisa (e nem deve) ficar restrito ao texto estudado. Expandam as referências, conversem com as pessoas, pesquisem!
- Sigam as normas da ABNT, especialmente em relação às referências bibliográficas.
Datas das apresentações dos seminários:
- Turma A: 16 e 23/Novembro
- Turma B: 13 e 20/Novembro
Relação dos artigos trabalhados:
- BAMMANN, K. Por trás de uma tampinha de Coca-cola um mundo de coisas boas! Propaganda no Brasil (1950-1960). Oficina do Historiador, v. 0, n. 0, p. 586–599, 17 out. 2014. Disponível em: <http://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/oficinadohistoriador/article/view/18983>. Acesso em: 2015-09-22.
- DA SILVA, D. R.; BARRETO, M. J.; FACIN, T. C. Publicidade: a fada madrinha da realidade. 2006. Disponível em: <http://www.portcom.intercom.org.br/pdfs/144179823746411488856560201851733068932.pdf>. Acesso em: 2015-09-22.
- GALINDO, D. S. A publicidade em busca de novas configurações. Comunicação & Sociedade, v. 26, n. 43, p. 47–63, 30 jun. 2005. Disponível em: <http://www.bibliotekevirtual.org/index.php/2013-02-07-03-02-35/2013-02-07-03-03-11/561-cso/v26n43/5023-a-publicidade-em-busca-de-novas-configuracoes.html>. Acesso em: 2015-09-22.
- PAVARINO, R. N. Publicidade e propaganda: emergência e atualidade. Comunicologia – Revista de Comunicação e Epistemologia da Universidade Católica de Brasília, v. 6, n. 2, p. 201–220, 17 set. 2014. Disponível em: <http://portalrevistas.ucb.br/index.php/RCEUCB/article/view/5284>. Acesso em: 2015-09-22.
- PINHEIRO, C. M. P. et al. Marketing de conteúdo no Facebook: um estudo sobre a marca Petite Jolie. Revista da Universidade Vale do Rio Verde, v. 13, n. 1, p. 664–677, 29 jun. 2015. Disponível em: <http://revistas.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/view/2158>. Acesso em: 2015-09-22.
- SILVA, A.; SILVA, F. “Todo Mundo Usa”: Facebook como ferramenta de comunicação e entretenimento. Temática, v. 9, n. 6, 5 dez. 2014. Disponível em: <http://www.biblionline.ufpb.br/ojs/index.php/tematica/article/view/21793>. Acesso em: 2015-09-22.
- TEIXEIRA, J. Os publicitários são mesmo uns exagerados? : A metáfora e a metonímia na publicidade. II Congreso Internacional SEEPLU : Difundir l/a Lusofonia, 2011. Disponível em: <http://hdl.handle.net/1822/14087>. Acesso em: 2015-09-22.
20 comentários em “Seminários de Introdução à Publicidade e Propaganda”
Pobrecitários apresentarão no dia 23/11
Pseudônimos apresenta no dia 16/11.
Segue o link para ter acesso ao Drive do texto “Por trás de uma tampinha de Coca-Cola um mundo de coisas boas! Propaganda no Brasil (1950-1960)”: https://docs.google.com/document/d/1SK2_9_3mPSDly01V3keo9S5wf4V0ZfDcm-uuNUlK9Uc/edit?usp=sharing
Segue link para a parte escrita do seminário: https://drive.google.com/file/d/0B328u29BmfICWmJ6NTRBZFJUWGs/view?usp=sharing
Link para a parte escrita do seminário. Texto analisado: “Por trás de uma tampinha de Coca-Cola um mundo de coisas boas!”
https://docs.google.com/document/d/1w14ItbtUKvT-20zgp1ZVw7y8W5_zzB6tShgGHYzGwWw/edit?usp=sharing
Link para acesso ao trabalho escrito: https://docs.google.com/document/d/1Im2pGy3RMGJtzNcZGs0AJmtBq03DuFigNy-WtYKKXpQ/edit?usp=sharing
Seguem os links referentes a apresentação do texto “Todo Mundo Usa: Facebook como ferramenta de comunicação e entretenimento.”
Link para o trabalho escrito: https://docs.google.com/document/d/103oII_ofMIjRlPBzEMHvqFELD02K7Xb9hO9WgWgsiRs/edit?usp=sharing
Link para a apresentação: https://www.haikudeck.com/redes-sociais-education-presentation-810e74bb68
Seguem os links referentes à apresentação do artigo “Todo Mundo Usa: Facebook como ferramenta de comunicação e entretenimento.”
Link para o trabalho escrito: https://docs.google.com/document/d/103oII_ofMIjRlPBzEMHvqFELD02K7Xb9hO9WgWgsiRs/edit?usp=sharing
Link para a apresentação: https://www.haikudeck.com/redes-sociais-education-presentation-810e74bb68
Seguem os links referentes a apresentação do texto “Marketing de conteúdo no Facebook: um estudo sobre a marca Petite Jolie.”
Trabalho escrito:
https://docs.google.com/document/d/1g8YDcryqeYgjAxjC2KPpnlCqjNI3uZHfVaRiv-KbXvs/edit?usp=docslist_api
Apresentação:
https://docs.google.com/presentation/d/1q2zW9IFRBuu5jvAX4fdEp1xgLiZRdcL3xekqoAMQ_TA/edit?usp=sharing_eid&ts=56453a24
Seguem os links referentes à apresentação do artigo “ Marketing de conteúdo no Facebook: um estudo sobre a marca Petite Jolie.”
Trabalho escrito:
https://docs.google.com/document/d/1g8YDcryqeYgjAxjC2KPpnlCqjNI3uZHfVaRiv-KbXvs/edit?usp=docslist_api
Apresentação:
https://docs.google.com/presentation/d/1q2zW9IFRBuu5jvAX4fdEp1xgLiZRdcL3xekqoAMQ_TA/edit?usp=sharing_eid&ts=56453a24
Link para o trabalho final: https://docs.google.com/document/d/1cK8tLh5YtupjLob7o_q59ZV8bFs-i60-hfcRByIYtmQ/edit
Turma B, Vivien Doherty, Marina Machado, Isabela Veloso, Henrique Gomes, Melissa Campello, Andressa
Professor, desculpa mas esqueci de anexar o link da apresentação no comentário anterior
Aqui vai! http://prezi.com/0piukhwdvhjt/?utm_campaign=share&utm_medium=copy&rc=ex0share
Trabalho escrito! https://docs.google.com/document/d/1nah6_W74Ggq8Gm98jKQ1-SgZJQk5OyqumTUWIOcbduk/edit?usp=sharing
Trabalho escrito – texto “Publicidade e Propaganda: emergencia e atualidade”:
https://www.dropbox.com/s/z5iqcbox21ye8tj/Publicidade%20e%20propaganda%20-%20emergencia%20e%20atualidade.docx?dl=0
Apresentação de slides: https://www.dropbox.com/s/a752ysaqppkcwg8/publicidade%20e%20propaganda%20%281%29.pptx?dl=0
Trabalho Escrito:
https://www.dropbox.com/s/z5iqcbox21ye8tj/Publicidade%20e%20propaganda%20-%20emergencia%20e%20atualidade.docx?dl=0
Apresentação:
https://www.dropbox.com/s/a752ysaqppkcwg8/publicidade%20e%20propaganda%20%281%29.pptx?dl=0
Trabalho Escrito:
https://www.dropbox.com/s/z5iqcbox21ye8tj/Publicidade%20e%20propaganda%20-%20emergencia%20e%20atualidade.docx?dl=0
Apresentação de slide “Publicidade Propaganda: Emercencia e Atualidade”:
https://www.dropbox.com/s/a752ysaqppkcwg8/publicidade%20e%20propaganda%20%281%29.pptx?dl=0
Segue o link do trabalho escrito (https://docs.google.com/document/d/1YMN5zi1uwmS0z_Gn4OaIlJceepdG6cbpd8yZnJCCLdI/edit?usp=sharing) e da apresentação de slides (https://drive.google.com/file/d/0BzvnNAG2-pioaDJiZ0pUcTVENndOZFpCQzVTQ2hjcFhrZHlj/view?usp=sharing) do grupo responsável pelo texto “Publicidade: A Fada Madrinha da Realidade) da turma B.
Seguem os links referentes ao seminário sobre o texto “Publicidade: a fada madrinha da realidade” (Turma B)
Trabalho escrito: https://docs.google.com/document/d/1YMN5zi1uwmS0z_Gn4OaIlJceepdG6cbpd8yZnJCCLdI/edit?usp=sharing
Apresentação de slides: https://drive.google.com/open?id=0BzvnNAG2-pioaDJiZ0pUcTVENndOZFpCQzVTQ2hjcFhrZHlj
Vídeos:
https://www.youtube.com/watch?v=4XbFv9C_GiY
https://www.youtube.com/watch?v=4VPHVygoca4
https://www.youtube.com/watch?v=n-OvfM9lvf8
Professor, segue o link para o trabalho sobre Marketing de Conteúdo da marca Petite Jolie: https://docs.google.com/document/d/1gP42ZSzW5gZJJxrfBWXoUGizk73Zrknra6VwD3XSQZ0/edit?usp=sharing
Grupo:
Natalia Calvet
Victoria Cordeiro
João Pedro Baccile
João Vitor Elias
Lia Albuquerque
Nayra Araújo
Isadora Castelo Branco