Seminários de Introdução à Publicidade e Propaganda

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As turmas de Introdução à Publicidade e Propaganda apresentarão seminários baseados em um conjunto de artigos como parte da avaliação da disciplina.

O desenvolvimento dos seminários segue as seguintes etapas:

  1. Cada grupo escolhe um dos artigos disponibilizados pelo professor (lista no final do post);
  2. Em sala, o grupo faz a leitura e discussão do artigo escolhido;
  3. Ainda em sala, o grupo elabora pelo menos três questões sobre o tema do artigo (observação: as questões devem ser elaboradas para gerar discussão e aprofundar o tema, não podem ser questões que a resposta seja simplesmente copiar um pedaço do texto do artigo);
  4. Os grupos trocam os textos para que outro grupo responda as perguntas elaboradas;
  5. Fora do horário de aula, os grupos devem ler o novo artigo e responder as perguntas feitas pelo outro grupo;
  6. Finalmente, o grupo que respondeu deve preparar um trabalho escrito e uma apresentação de até 20 minutos. O trabalho deve ser entregue ao professor e a apresentação será feita em sala, conforme o calendário a seguir.

Orientações gerais:

Seminários:

  • As apresentações devem responder as perguntas elaboradas pelo outro grupo e, ao mesmo tempo serem interessantes.
  • Sejam criativos!
  • Não deixem o restante da turma dormindo!

Trabalho escrito:

  • Não há quantidade mínima ou máxima de páginas – escrevam o que for necessário para deixar clara a mensagem que vocês querem passar.
  • O trabalho não precisa (e nem deve) ficar restrito ao texto estudado. Expandam as referências, conversem com as pessoas, pesquisem!
  • Sigam as normas da ABNT, especialmente em relação às referências bibliográficas.

Datas das apresentações dos seminários:

  • Turma A: 16 e 23/Novembro
  • Turma B: 13 e 20/Novembro

Relação dos artigos trabalhados:

  • BAMMANN, K. Por trás de uma tampinha de Coca-cola um mundo de coisas boas! Propaganda no Brasil (1950-1960). Oficina do Historiador, v. 0, n. 0, p. 586–599, 17 out. 2014. Disponível em: <http://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/oficinadohistoriador/article/view/18983>. Acesso em: 2015-09-22.
  • DA SILVA, D. R.; BARRETO, M. J.; FACIN, T. C. Publicidade: a fada madrinha da realidade. 2006. Disponível em: <http://www.portcom.intercom.org.br/pdfs/144179823746411488856560201851733068932.pdf>. Acesso em: 2015-09-22.
  • GALINDO, D. S. A publicidade em busca de novas configurações. Comunicação & Sociedade, v. 26, n. 43, p. 47–63, 30 jun. 2005. Disponível em: <http://www.bibliotekevirtual.org/index.php/2013-02-07-03-02-35/2013-02-07-03-03-11/561-cso/v26n43/5023-a-publicidade-em-busca-de-novas-configuracoes.html>. Acesso em: 2015-09-22.
  • PAVARINO, R. N. Publicidade e propaganda: emergência e atualidade. Comunicologia – Revista de Comunicação e Epistemologia da Universidade Católica de Brasília, v. 6, n. 2, p. 201–220, 17 set. 2014. Disponível em: <http://portalrevistas.ucb.br/index.php/RCEUCB/article/view/5284>. Acesso em: 2015-09-22.
  • PINHEIRO, C. M. P. et al. Marketing de conteúdo no Facebook: um estudo sobre a marca Petite Jolie. Revista da Universidade Vale do Rio Verde, v. 13, n. 1, p. 664–677, 29 jun. 2015. Disponível em: <http://revistas.unincor.br/index.php/revistaunincor/article/view/2158>. Acesso em: 2015-09-22.
  • SILVA, A.; SILVA, F. “Todo Mundo Usa”: Facebook como ferramenta de comunicação e entretenimento. Temática, v. 9, n. 6, 5 dez. 2014. Disponível em: <http://www.biblionline.ufpb.br/ojs/index.php/tematica/article/view/21793>. Acesso em: 2015-09-22.
  • TEIXEIRA, J. Os publicitários são mesmo uns exagerados? : A metáfora e a metonímia na publicidade. II Congreso Internacional SEEPLU : Difundir l/a Lusofonia, 2011. Disponível em: <http://hdl.handle.net/1822/14087>. Acesso em: 2015-09-22.

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Graduado em Comunicação Social pelo Centro Universitário de Brasília (1993), Mestre em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (2001) e Especialista em Gestão de Negócios pela Fundação Dom Cabral (2010). Profissional com experiência em instituições de ensino nacionais de grande e pequeno porte, com vivência na Direção Acadêmica e Executiva. Experiência em gestão acadêmica e administrativa nas modalidades Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Superior. Experiência na construção de planos de trabalho e instrumentos jurídicos para a tramitação de processos públicos voltados à execução de projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação. Elaboração e apoio na execução de projetos para órgãos públicos e privados.

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